segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO LEITURA PRAZEROSA

EMEF “PROF. ALBERTO BASILIO DE ALMEIDA” GUAPIAÇU, 18 DE ABRIL DE 2011. DIRETOR DE ESCOLA: GEÓRGIA CRISTINA DE ANDRADE NEGRELLI VICE- DIRETOR: DÉBORA FERREIRA ANGELOTTI Justificativa: Recentes pesquisas apontam, com propriedade, que uma das principais deficiências de nossos alunos, está na competência leitora. Estudantes chegam ao Ensino Médio, sem saber compreender; interpretar; relacionar; analisar; resumir; abstrair; aferir; criticar; entre outros e essas são habilidades necessárias para um leitor competente. Para atender esse público, se faz necessário criar um ambiente propício que possa favorecer conhecimentos e desenvolver habilidades suficientes que os torne um leitor competente. Sabe-se que a leitura e escrita são processos complexos e devem ser bem estruturados, pois a partir deles serão alicerçado as demais aquisições do conhecimento. Outro fator de relevância é detectar distúrbios de leitura, como a dislexia (adquirida, do desenvolvimento, disfonética, estrutura...), a hiperlexia, disgrafia fonológica, dislalia, enfim, são distúrbios de leitura que podem ser, através de avaliação precoce, diagnosticado e o tratamento, desta forma, nos trazer alternativas de prevenção para evitar futuros transtornos acumulativos. Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não só pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. Friso, finalmente, a importância de despertar o gosto pela leitura. A leitura que nos transmite conhecimentos e nos faz viajar pela cultura mundial. “Uma prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica eficiente” (Alberto Manguel) Público Alvo: alunos do 1º ao 5º ano dp Ensino Fundamental. Pessoas envolvidas: Direção, funcionários, professores, alunos e comunidade. Tempo de duração: Este projeto não tem prazo execução, uma vez que a leitura é fundamental para um bom desempenho em sala de aula, a partir do momento de implementado na Unidade de Ensino, deverá ser permanente. Objetivos:O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura. E ainda: Ø Promover a imaginação criativa Ø Permitir a troca entre os participantes Ø Desenvolver um olhar atento, curioso e interessado Ø Estabelecer códigos comuns entre professor e aluno Ø Tornar a aula de leitura algo que quebre a rotina diária Ø Injetar conteúdos desconhecidos, novidades. Desenvolvimento: Foi entregue a cada professor uma caixa contendo 30 livros, onde cada aluno levará uma livro por semana para ler em casa , sendo que os pais estarão incumbidos, na medida do possível, de auxiliar e participar nesta leitura. Ações: 1 – Leitura solidária2 – Parada leitora3 – Dia do aluno leitor4 – Sarau de leitura5 – Visita sala de leitura6 – Visita a uma biblioteca pública7 – A história para continuar8 – Atividade textos pátio9 – Leitura dirigida10 – Visita a um Sebo11 – Soletrando 12- Dar um novo final ou início à história 13- Cantinho da leitura. Sugestões de sites: www.projetosdeleitura.com.br ; www.moderna.com.br ; www.educarede.org.br/educa ; ferramentapedagogica.blogspot.com; alfabetizandoturmadamonica.blogspot.com; FILME:- MÃOS MÁGICAS BOM TRABALHO!